terça-feira, 30 de setembro de 2014

FAIXAS DO CD DRAMAS POPULARES DO CEARÁ

FAIXAS DO CD DRAMAS POPULARES DO CEARÁ

  01- As Vogais (Dejanira Frazão Pereira, Fortaleza) 02- O Cão e a Pastora (Dejanira Frazão Pereira, Fortaleza) 03- A Rosa e a Espiga (Dejanira Frazão Pereira, Fortaleza) 04- Para o Dia das Mães (Dejanira Frazão Pereira, Fortaleza) 05- Linda Cigana (Maria Hosana de Lima, Tanque Beberibe) 06- Morena (Maria Hosana de Lima, Tanque Beberibe) 07- Bailado das Plantas (Pesquisa Oswald Barroso Aldeiza Silva, Pontal de Maceió) 08- Dona Lindalva (Vilane da Rocha Andrade, Majorlândia-Aracati) 09- Drama de Dom Jorge (Maria das Mercês, Campos Sales) 10- Morena de Short (Maria Irene de Souza Silva e Teresa Oliveira de Souza, Sobral) 11- Bêbado (Maria Irene de Souza Silva e Teresa Oliveira de Souza, Sobral) 12- Baiana Faceira (Maria Irene de Souza Silva e Teresa Oliveira de Souza, Sobral) 13- Baiana Querida (Maria Irene de Souza Silva e Teresa Oliveira de Souza, Sobral) 14- Planetas do Céu (Maria Irene de Souza Silva e Teresa Oliveira de Souza, Sobral) 15- Empregadinha (Maria das Mercês, Campos Sales) 16- O Sorteado (Maria Irene de Souza Silva e Teresa Oliveira de Souza, Sobral) Para obter um CD gratuitamente contate: myreika@gmail.com

Os Dramas Populares são espetáculos cênicos/musicais de palco, constituídos por uma sequência de pequenos números, denominados partes, que se dividem entre bailados e comédias, iniciada por uma Abertura e finalizada por uma Despedida. Os bailados são números cantados e dançados em coletivo ou em solo. Já as comédias são partes em que entram diálogos contracenados, cantados ou cantados e falados, com a participação de duas ou mais personagens. Durante pelo menos meio século, entre 1930 e 1980, aproximadamente, os dramas populares serviram de rito de passagem às adolescentes de grande parte do Ceará. Na década de 80, do século passado, com a popularização da antena parabólica, a novela de televisão, em grande parte, passou a ocupar o lugar do drama popular e de outros folguedos nas noites das comunidades. Porém, quando muitos pensavam ser o drama popular uma manifestação folclórica em extinção, ele ressurge em muitas regiões do Ceará, no limiar do novo século, renovado em sua função. Resgatado pelas antigas dramistas, de rito de passagem pela adolescência, ela se transforma num modo de reinserção das mulheres idosas na sociedade e na alegria de viver.  (Oswald Barroso)

Agradeço a minha mãe Maria Aldair de Oliveira, Santinha e Lídia Frazão, Roselina Simplício e Zildélia Castro do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), João Victor Barroso, Rejane Reinaldo e Oswald Barroso que me ajudaram na realização deste projeto.



PROJETO PREMIADO PELO II EDITAL DE CONCURSO
PÚBLICO PRÊMIO CULTURAS TRADICIONAIS POPULARES DE
FORTALEZA 2010 / JOSÉ NAZARENO BARROS (DEUSDETE)
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA


SECULTFOR  


Nenhum comentário:

Postar um comentário